Ensaio por Medição de Espessura

A Medição de Espessura por Ultrassom permite medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno.

Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com frequências muito baixas, até 20Hz (infrassom) ou com frequências muito altas acima de 20 kHz (ultrassom), ambas inaudíveis.

Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer.

A vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades ou verificando a sua espessura.

As descontinuidades são caracterizadas pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a serem examinados, como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros.

E a espessura dos materiais obedecem a regras de projeto e de fabricação de matérias primas como chapas, tubos, tarugos, etc. Por isso a sua verificação já no recebimento da matéria-prima já é importante.

Portanto, o exame ultrassônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades, bem como a conferência de matérias primas destinadas a fabricação, entre outras aplicações.

Open chat
Olá, posso ajudar?