Inspeção e Gestão de NR-13

A implementação do sistema de gestão de segurança do trabalho, conforme norma regulamentadora NR-13 aplicado em caldeiras, vasos de pressão e tubulações é uma norma de caráter compulsório, tem força de lei e visa a proteção do trabalhador.

Sua utilização é obrigatória para toda entidade e/ou instalação existente em território nacional. Ela estabelece responsabilidades e parâmetros relativos à instalação, segurança de operação, segurança na manutenção e inspeção de segurança.

A inspeção de segurança inicial deve ser feita em equipamentos novos, antes da sua entrada em funcionamento, no local definitivo da instalação, devendo ser realizada uma inspeção externa, inspeção interna e teste hidrostático, considerando algumas limitações citadas. Envolve a análise da documentação do equipamento (prontuário e do livro de registro de segurança), verificação dos dados da placa de identificação, checagem de conformidade entre a documentação e o equipamento e elaboração do Relatório preliminar.

Todos estes equipamentos devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica, extraordinária e de integridade de acordo com o seu tempo de uso e determinações do Profissional Habilitado (PH).

Portanto, qualquer irregularidade com o equipamento e os respectivos documentos, tais como: Placa de identificação, prontuário, manual de operação, projetos de instalações e de alteração e reparos, livro de registro de segurança, treinamento de operadores e outros, será motivo de não conformidade até que seja solucionado e nesta visão a AMF PROJETOS, CONSULTORIA & INSPEÇÕES se compromete com os nossos clientes a solucionar estas questões, realizando as inspeções e gerando toda documentação necessária, conforme determinação da norma regulamentadora NR-13.

Open chat
Olá, posso ajudar?