MEL (Lista de Equipamento Mestre) / Tagueamento

Lista Mestra de Equipamentos, tradução do termo em inglês Master Equipment List muito utilizado na linguagem de confiabilidade, podendo ser encontrado em várias literaturas apenas por MEL, que é o acrônimo do termo em inglês e que utilizarei daqui em diante. A MEL é a base para todas as outras etapas do programa de manutenção e confiabilidade.

Não há como conduzir as atividades de manutenção com eficiência se não tiver uma listagem exata dos ativos.

Erroneamente como muitos pensam, a MEL não é apenas uma listagem dos ativos (equipamentos) de uma determinada instalação, quando esta etapa é concluída tem-se a lista de todos os ativos, seus respectivos atributos, a identificação de cada ativo no campo e a estrutura hierárquica, onde por fim, todos estes dados são imputados em um CMMS (Computerized Maintenance Management System) cuja tradução é Sistema de Gerenciamento da Manutenção Computadorizado.

Ativo é sinônimo de equipamentos e como exemplo tem-se: motor de corrente alternada, bomba centrífuga, redutor planetário, válvula de controle, transmissor de fluxo, etc.

Atributos são as características dos ativos, exemplo: rotação, potência, vazão, altura manométrica, relação de transmissão, modelo, fabricante, n. série, etc.

Estrutura hierárquica é a identificação da localização geográfica dos ativos de uma instalação, tendo como resultado a localização funcional (LF) onde os ativos serão associados, criando a relação de pais e filhos.

Open chat
Olá, posso ajudar?